quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
Ministério Público denuncia PM por consulta irregular em sistema da Secretaria de Segurança PúblicaMP-PR considerou que PM usou acesso restrito para pesquisar dados motivado por interesses privados, 'colocando em risco pessoas cujos dados foram indevidamente acessados'. Defesa nega acusações.Por g1 PR e RPC — Curitiba
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
Homens morrem em troca de tiros com a Polícia Militar no Santo Antônio em Jacobina
Ver essa foto no Instagram
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
Sem pensar em "teto" para Lúcia Rocha, MDB reforça candidatura em Conquista e disputa seria "irreversível"Quinta-Feira, 22/02/2024 - 00h00Por Mauricio Leiro
A disputa eleitoral em Vitória da Conquista, pelo menos na base do governo do estado, pode não ter um único nome. MDB, por meio da vereadora Lúcia Rocha, e PT, com o deputado federal Waldenor Pereira, devem se enfrentar nas urnas em 2024. Interlocutores emedebistas apontaram ao Bahia Notícias que a candidatura de Lúcia seria "irreversível".
O entendimento segue sendo de confiar nas pesquisas prévias e internas, que apontam Lúcia como um dos nomes mais bem avaliados pelos eleitores de Conquista. Além disso, a percepção é de não pensar em um "teto" para a candidatura, já que com três nomes na disputa, com a atual prefeita Sheila Lemos (União) e Waldenor Pereira (PT), a "repartição de votos" seria mais ampla.
Informações que chegaram ao BN apontam que a campanha já estaria sendo gestada, incluindo com o início do diálogo com marqueteiros e o ajuste do plano de governo. Lúcia, por sinal, tem vindo frequentemente a Salvador, para reforçar o diálogo com as lideranças da legenda no estado. Um dos pontos analisados é que Conquista é uma das cidades baianas que possui a possibilidade de segundo turno.
Como "reflexo" desse reforço na candidatura, na última terça-feira (20), o presidente de honra do MDB Bahia, o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima, anunciou, a expulsão de três vereadores de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, por “indisciplina partidária”, através da ligação com a atual gestão. A ação foi movida pela Comissão de Ética do MDB da Bahia contra os parlamentares Adinilson Pereira, Edjaime Rosa de Carvalho e Luis Carlos Dude.
Nesta semana, ao Bahia Notícias no Ar, da Salvador FM 92,3, o presidente estadual do PT, Éden Valadares indicou que em pesquisas para consumo interno feitas pelo partido, Waldenor e Lúcia pontuam na frente da atual prefeita. "Lá teremos unidade do grupo de Jerônimo. Nós do PT vamos trabalhar para que aconteça no primeiro turno. Se não der certo, acontecerá no segundo. Tenho certeza que PT e MDB irão jogar um jogo combinado em Conquista", comentou.
"Como a gente pede, tanto para Waldenor ou Lúcia Rocha, que estão pontuando tão bem, para retirar? Temos que ir monitorando, caminhando, vem aí o fechamento da janela partidária, a montagem da chapa de vereadores. Waldenor vai lançar o programa, com oito partidos caminhando. É um bom problema. Como Conquista tem dois turnos, vamos tentar montar um BaVi", disse Éden.
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Bolsonaro pede a Moraes para ser preso em penitenciária federal de Mossoró
terça-feira, 20 de fevereiro de 2024
PMs são denunciados por alterar cena do crime para sustentar falso confronto com vítimas
De acordo com a denúncia do MP-BA, os agentes "alteraram, substancialmente, a cena do crime em diversos momentos, objetivando apagar os rastros dos homicídios".
👉 Patrick Sapucaia, de 16 anos;
👉 Cleverson Guimarães, de 22 anos;
👉 Alexandre dos Santos, de 20 anos.
Segundo o órgão, com base nas investigações e laudos periciais da simulação dos crimes, os policiais "plantaram" armas de fogo, como se os objetos estivessem com as vítimas, e lavaram as poças de sangue que ficaram nas escadarias da comunidade utilizando vassoura, baldes e água das casas da localidade.
Conforme aponta a denúncia, os agentes teria retirado os corpos dos três jovens, já sem vida, colocaram em lençóis e levaram para o Hospital Geral do Estado (HGE).
A investigação aponta também que o objetivo da ação era "sustentar a falsa versão de que os policiais teriam sido 'recebidos a bala' quando passavam pela Avenida Contorno, iniciando a perseguição dos jovens até uma casa abandonada, onde teria ocorrido confronto armado, do qual teriam saído feridas as vítimas às quais os PMs teriam prestado socorro".
"Todavia, as provas técnicas produzidas refutam as versões dos policiais e comprovam que as cenas dos crimes foram alteradas dolosamente", afirma a denúncia.
O MP-BA solicitou à Justiça o afastamento cautelar dos PMs do policiamento ostensivo durante 180 dias e a proibição deles terem acesso à Gamboa e manterem contato com testemunhas e familiares das vítimas.
Homicídio qualificado
Em novembro de 2023, três dos quatro policiais militares já tinham sido denunciados pelo MP-BA pelas mortes dos três jovens na Gamboa. Esses três agentes vão responder por homicídio qualificado cometido por motivo torpe.
Na ocasião, a Justiça acatou o pedido do MP e determinou o afastamento dos PMs por 180 dias. Eles também ficaram proibidos de ir até a Gamboa e de manter contato com testemunhas e familiares das vítimas.
Os moradores da região afirmaram que os policiais chegaram no local atirando e jogando gás lacrimogênio, levaram os jovens para um imóvel abandonado e os executaram.
A PM dá outra versão sobre os fatos. A corporação afirmou que recebeu uma ocorrência de sequestro e que foi recebida a tiros pelos três jovens, que acabaram feridos no revide.
Após o crime, os moradores da Gamboa fizeram um protesto na Avenida Lafayete Coutinho, mais conhecida como Avenida Contorno.
O grupo fechou a pista nos dois sentidos, tanto na subida para o Campo Grande, quanto na descida para o Comércio, e pediu o fim da violência policial na comunidade. Durante o protesto, os moradores também reclamaram da truculência dos policiais nas ações.
Moradores da Gamboa fizeram um protesto na Avenida Lafayete Coutinho, mais conhecida como Avenida Contorno — Foto: Reprodução/TV Bahia
G1
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024
Deputados de oposição pedem impeachment de Lula por fala sobre Israel
Deputados federais de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irão protocolar um pedido de impeachment contra o petista por conta de declarações recentes onde o chefe do Executivo comparou os ataques de Israel contra civis na Faixa de Gaza ao holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou o presidente, neste domingo (18/2).
Grande parte dos signatários ao pedido de afastamento de Lula são do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A lista também conta com políticos do Republicanos, Progressistas e União Brasil.
A ideia para abertura do pedido de impeachment é da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela defende que não se pode comparar o que está acontecendo em Gaza com a morte de milhões de judeus ao longo da Segunda Guerra Mundial.
“O povo de Israel precisa ser respeitado e o holocausto não pode ser banalizado desta forma. Lula, tenha respeito pelas mais de 6 milhões de pessoas assassinadas”, escreveu a parlamentar na rede social X, antigo Twitter.
O deputado federal Mario Frias (PL-SP), ex-secretário de Cultura do governo Bolsonaro e signatário do pedido de impeachment, rechaçou as declarações do presidente Lula sobre as ações de Israel contra a Faixa de Gaza.
“Com a declaração de hoje, e tantas outras no passado recente, Lula está fechando as portas do Brasil para uma potência militar e tecnológica que poderia beneficiar muito o nosso país através de parcerias e intercâmbios”, afirmou o político.
Processo de impeachment
O impeachment é um processo conduzido pelo Congresso Nacional em que julga se uma pessoa com cargo público cometeu crime de responsabilidade.
Para ter andamento no Legislativo, o pedido de afastamento precisa ser aceito pelo presidente da Câmara dos Deputados, neste caso, Arthur Lira (PP-AL).
Metrópoles
domingo, 18 de fevereiro de 2024
Notícia do esporte jacobinense
Na tarde deste sábado (17/2), o estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, foi palco de um confronto emocionante entre Jacobina e Juazeirense, válido pelo Campeonato Baiano. Apesar do empenho demonstrado, o Jacobina não conseguiu superar seu adversário e acabou derrotado por 2 a 1.A Juazeirense abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo, com um golaço de Bruno Matos. O empate veio aos 15 minutos da segunda etapa, com Max, que marcou de cabeça para o Jegue da Chapada. Entretanto, a Juazeirense não se abalou e marcou o gol da vitória aos 19 minutos, com Ian Augusto.
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024
Detentos que planejaram fuga de presídio em Mossoró estavam fardados e jantaram antes de saída
Os fugitivos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça conseguiram sair do presídio por um alambrado em uma área em obra com gradil por volta das 3h30 de hoje. Segundo a publicação, a fuga ocorreu perto dos espaços destinados ao banho de sol e às celas dos presos.
Os agentes penitenciários perceberam a ausência dos fugitivos cerca de duas horas depois, ao realizarem a contagem de detentos antes do café da manhã, por volta das 5h30. A PM foi acionada às 8h.
As celas da Penitenciária Federal de Mossoró foram isoladas para perícia. O governo estadual utiliza aeronaves para auxiliar na busca pelos detentos.
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024
Video: Igor Kannário é agredido por foliões após atraso de 3h
O cantor Igor Kannário foi agredido por foliões da Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju, após atrasar mais de 3h para realizar o show e terminá-lo 1h30 antes do previsto. A confusão foi gravada por populares na noite desta terça-feira, 13, e rapidamente se espalhou nas redes sociais. O artista baiano era uma das atrações do último dia do Barra Folia.
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024
Após Ivete zomba do Apocalipse o trio quase vira veja o vídeo
Jovem é morta a tiros em Caldeirão Grande
terça-feira, 13 de fevereiro de 2024
Presidente do PCdoB reage a Jerônimo e defende apoio do governo à reeleição de prefeito de Jacobina
O presidente do PCdoB da Bahia, Geraldo Galindo, disse a este Política Livre esperar que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) apoie como candidato da base aliada o prefeito de Jacobina, o comunista Tiago Dias, postulante à reeleição. Neste domingo (11), o chefe do Executivo estadual sinalizou que pode defender a unidade em torno da ex-presidente municipal do PT Mariana Oliveira (clique aqui para ler).
“O critério que foi debatido no conselho político do governo estadual é de estabelecer prioridade no apoio para os prefeitos candidatos à reeleição que fizeram campanha para Jerônimo e para o presidente Lula (PT), em 2022, como é o caso de Jacobina. O critério é que quem apoiou Jerônimo e Lula tem a prioridade na reeleição”, frisou o dirigente.
Ele lembrou que Jacobina é a maior entre as 16 cidades governadas pelo PCdoB na Bahia. Galindo afirmou ainda aguardar a oficialização, dentro da federação formada entre o partido, o PT e o PV, do apoio a Tiago Dias. “As negociações entre os três partidos não podem permitir nenhum tipo de hegemonismo. Deve haver equilíbrio. Juazeiro, Candeias e Jacobina são três cidades importantes que carecerão de debate mais prolongado, mas temos outras em situação semelhante”, declarou.
Com a saída de Mariana Oliveira do PT, a tendência é que a federação apoie Tiago Dias, mesmo o gestor estando mal avaliado. Entretanto, a ex-petista, que foi a candidata a deputada federal mais bem votada de Jacobina em 2022 (com quase 12 mil sufrágios), já avisou que pretende entrar na disputa na base de Jerônimo. Ela deve migrar para o PSB. Caso não haja candidatura única do grupo do governo, Mariana deve ser postulante pela chamada “banda B”.
Política Livresegunda-feira, 12 de fevereiro de 2024
Jerônimo descarta apoio automático à reeleição do prefeito de Jacobina
Mesmo disputando a reeleição, o prefeito de Jacobina, Tiago Dias (PCdoB), não tem o apoio automático como candidato do governador Jerônimo Rodrigues (PT) no pleito de 2024. Lá, o petista não descartou, em conversa neste domingo (11) com este Política Livre, apoiar a candidatura da dentista Mariana Oliveira, que deixou o PT e a presidência municipal da legenda para tentar viabilizar a candidatura a prefeita.
“Em Jacobina temos o nome do prefeito, que é um nome nosso, fez campanha para a gente e temos a regra da gratidão. Mas lá temos também a Mariana, que é da base, da mesma forma. Então vamos ver como as coisas vão se comportar”, declarou Jerônimo ao site, no camarote oficial do Carnaval, no Campo Grande
Vale lembrar que Jacobina é a maior cidade administrada pelo PCdoB na Bahia. Dentro da federação formada pelos comunistas com o PT e o PV, já há uma definição pela apoio à reeleição de Tiago, o que motivou a saída de Mariana do ninho petista. Como já revelou o site e a coluna Radar do Poder, ela deve migrar para o PSB – há convite também do Avante.
“Respeitamos muito o PCdoB, que é um aliado de primeira hora. Estamos pedindo ao presidente do partido na Bahia (Geraldo Galindo), ao ex-presidente Davidson Magalhães, ao deputado Daniel (Almeida, da mesma sigla) para que possamos chegar lá na frente com um entendimento. Mas não vamos sofrer se a unidade não vier. E não vamos desprezar ninguém”, disse Jerônimo.
Política Livredomingo, 11 de fevereiro de 2024
Jacobina :homem é morto a golpes de faca no Distrito de Lages do Batata
Sábado, 10 de fevereiro de 2024, um homem identificado como Zacarias Gonçalves de Jesus de 46 anos foi morto com golpes de arma branca, tipo faca em uma na comunidade do Carrasco, próximo a Lages do Batata.
Segundo informações passadas ao Célio Notícias que Zacarias ou Bode como era conhecido estava fazendo um churrasco para amigos e familiares quando terminou em discussão com o seu enteado que logo em seguida terminou esfaqueando Zacarias sendo a óbito pela gravidade dos ferimentos.
A Equipe da Guarda Civil Municipal lotada no distrito de Lages do Batata foi acionada e realiza buscas pelo suspeito do crime que fugiu logo em seguida.
Não há informações sobre a motivação do crime que deve ser investigado pela Delegacia de polícia Civil de Jacobina, o Departamento de Polícia Técnica foi acionado, e encaminhou o corpo da vítima para o IML em Jacobina
Fonte: Célio Notícias
sábado, 10 de fevereiro de 2024
Jacobina: Homem é executado a tiros no Bairro da Caeira
Neste sábado, 10 de fevereiro de 2024, por volta das 18 h, um homem foi assassinado por disparo de arma de fogo, no Bairro da Caeira, em Jacobina.
Na Rua Francisco Xavier quando Johnni dos Santos Lopes de 23 anos o mesmo estava na frente da casa dos pais, elementos chegaram e deflagram vários tiros contra Johnni que terminou vindo a óbito no local.
A polícia Militar juntamente com a Guarda Municipal estiveram no local para preservar a cena do crime e aguardando a chegada do Departamento de polícia Técnica para procedimentos padrões e logo em seguida encaminhando o corpo da vítima para o IML.
As causas do homicídio serão investigados pela Delegacia de polícia civil de Jacobina a 16ª Coorpin.
Fonte: Célio Notícias
sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024
Pré candidato a prefeito de Jacobina:Paulo e o ex prefeito:Rui Macedo são visto em shopping de Salvador e desperta curiosidade na política jacobinense
FPM: Clique e confira o valor repassado para o seu município nesta sexta (9)Municípios recebem repasse de R$ 12,5 bi nesta sexta-feira (9). Pagamento é o maior do ano e 5,3% mais alto que o mesmo decêndio de 2023
Na comparação com o mesmo período do ano passado — quando o montante partilhado foi de R$ 11,9 bi — o valor será cerca de 5,3% maior. O consultor de orçamento César Lima acredita que o aumento representa um cenário positivo para os repasses futuros.
“Até o momento vai ser o maior repasse desse exercício. Esperamos que realmente continue essa alta do FPM, isso é bom para os municípios, é bom para a economia, porque denota uma maior arrecadação por parte do governo federal”, analisa.
Do total, R$ 10,8 bi vão para as cidades do interior e R$ 1,2 bi para as capitais do país, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Até a última atualização, nesta segunda-feira (5), 13 municípios na Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins estavam bloqueados e correm o risco de não receber o repasse do FPM nesta semana.
Municípios podem ser suspensos do FPM, caso não enviem dados sobre serviços de saúde ao governo
Importância
Os valores do FPM são repassados todos os meses, a cada 10 dias, e calculados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A parcela de cada município depende do número de habitantes e da renda per capita.
Para o prefeito de Barra do Rio Azul, no Rio Grande do Sul, Marcelo Arruda, o FPM é uma receita importante e uma das principais para os municípios de pequeno e médio porte.
“Nós tivemos o ano de 2023, que foi muito difícil, porque o FPM não ocorreu igual a 2022. Houve o complemento no final do ano, mas a expectativa é que em 2024 ele reaja, tenha um crescimento para a gente aportar na conta do reajuste do funcionalismo, manutenção dos serviços públicos”, comenta.
O recurso do FPM vem da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). As parcelas mais altas neste repasse vão para os municípios dos estados de São Paulo (14,2%), Minas Gerais (14,1%) e Bahia (9,2%).
Confira no mapa os valores repassados ao seu município
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024
Jacobina:Homem é assassinado a tiros próximo ao Riacho do Bairro da Serrinha
segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024
Embasa constrói rejeito próximo a casas populares uma situação desumana
Embasa constrói rejeito próximo a casas populares uma situação desumana
domingo, 4 de fevereiro de 2024
Jacobina:Assassinato registrado em Jacobina; Um homem também foi esfaqueado na na zona rural
Adolescente de 16 anos é morta a pauladas
Foto: Divulgação |
quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024
Membro Da Guarda Municipal De Jacobina Participa De Qualificação No Estado De Goiás
Entre os Dias 22 de Janeiro e 02 de fevereiro do corrente ano, o Subinspetor Geral da Guarda Civil Municipal de Jacobina, Ed Carlos, participa de uma qualificação de Condutor de Cães Policial – CCPOL, ofertado pela Agência da Guarda Civil Municipal de Goiânia-GO, através da Diretoria de Ensino e do Grupamento de Operações com Cães – GOC K9.
O Trabalho de Grupamentos de Operações com Cães, é voltado a situações de busca e resgate de pessoas desaparecidas, identificação de produtos ilícitos (armas e entorpecentes) e ações em distúrbios civis, além de apresentações.
O Curso possui um carga horária de 100hs sendo 80% de prática com o cão. Para o Coordenador e Instrutor GCM L.Santos do Grupamento de Operações com Cães – GOC K9 da GCM de Goiânia, “a formação dos profissionais na área de Condução de Cães Policial, proporciona ao Agente de Segurança Pública a trabalhar com os Cães para executar atividades a quais os animais estejam treinada para tal objetivo, melhorando assim as abordagens”.
O Subinspetor Geral Ed Carlos relatou que a experiência vivida durante estes dez dias de curso, auxiliará na elaboração de um projeto para implantação de um grupamento de operações com cães na Guarda Municipal de Jacobina, visto que nosso município é uma cidade Turística com área de vales, montanhas e possibilidades de pessoas se perderem em trilhas, além do trabalho de identificação de produtos ilícitos nas abordagens da Guarda no entorno das escolas, praças e eventos municipais.
Além da participação da Guarda Municipal de Jacobina o CCPOL conteve alunos da Guarda Municipal de Goiânia – GO, Valparaíso – Go, Senador Canedo – GO, Aparecida de Goiânia – GO, Santa Bárbara d’ Oeste – SP, Correntina – BA e Policiais Penais do Goiás.
É Mais formação e qualificação para a GCM Jacobina, ampliando cada vez mais o campo de atuação da nossa briosa Guarda Civil Municipal.
A Prefeitura trabalha pra sua vida Melhorar !!!
Jacobina Agora
Fugitivos de cadeia em Mossoró são presos pela polícia no Pará
A polícia prendeu nesta quinta-feira (4) os dois homens que fugiram em fevereiro da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Deibson Cabral Na...
-
A tragedia com o microônibus de Jacobina que ocorreu na BR-324 no último domingo a noite teve mais um triste capítulo nesta quinta-feira, 11...
-
Uma cena que tá despertando curiosidade.Uma foto do pré candidato a prefeito Paulo Henrique e o ex prefeito Rui Macedo,em um bat...
-
Uma mulher foi morta a facadas no início da manhã desta terça-feira (26), no Mercado Velho, em Jacobina. De acordo com informaçõ...