Três cidades do interior do Nordeste - Caruaru (PE), Garanhuns (PE) e Sobral (CE) - se destacam no ranking das cidades mais competitivas do Brasil. Os dados são do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta quarta-feira (23). O estudo revelou que os municípios entraram no seleto grupo das 200 cidades mais competitivas do país.
O ranking elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) analisa 410 municípios com mais de 80 mil habitantes nas cinco regiões do Brasil, a partir de 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros.
A cidade que mais avançou
Garanhuns se destacou no estudo por ser o município que mais avançou no Nordeste entre os 200 mais competitivos e ganhou 59 posições de 2022 para 2023, ocupando a posição 195 no ranking deste ano. A cidade se destacou nos pilares de segurança pública, sustentabilidade social e inovação.
Sobral também subiu no top 200 neste ano, na posição 136. A cidade é reconhecida pela qualidade da educação pública e também se sobressaiu nos pilares de eficiência da máquina pública, capital humano e mobilidade urbana.
Já Caruaru, que ocupa o número 181 no ranking, é a maior cidade do agreste pernambucano e tem uma economia diversificada, baseada no comércio, na indústria e na agricultura. A cidade se destacou nos pilares de dinamismo econômico, solidez fiscal e saneamento.
Outros números do Nordeste
O Nordeste tem 90 cidades avaliadas no levantamento e fica atrás somente do Sudeste na quantidade de municípios analisados. Embora alguns municípios tenham avançado no estudo, muitos ainda figuram nas últimas colocações. O número de cidades entre as 200 mais competitivas do país aumentou para nove, mas o grupo ainda é muito pequeno.
E a Bahia?
A Bahia perdeu sete posições no ranking. O estado aparece na 24ª posição, quando no ano passado estava em 17º. Ao Estado de S. Paulo, Lucas Cepede, gerente de competitividade do CLP, avaliou que a Bahia teve quedas expressivas nos quesitos de capital humano, eficiência da máquina pública, inovação e sustentabilidade ambiental.
A Bahia é o pior estado do Nordeste no ranking. Os únicos três estados abaixo da Bahia na lista são do Norte do país: Roraima, Amapá e Acre.
*Por Naiana Ribeiro. Foto: Caruaru Ascom/Divulgação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Jacobina Agora
Fugitivos de cadeia em Mossoró são presos pela polícia no Pará
A polícia prendeu nesta quinta-feira (4) os dois homens que fugiram em fevereiro da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Deibson Cabral Na...
-
A tragedia com o microônibus de Jacobina que ocorreu na BR-324 no último domingo a noite teve mais um triste capítulo nesta quinta-feira, 11...
-
Uma cena que tá despertando curiosidade.Uma foto do pré candidato a prefeito Paulo Henrique e o ex prefeito Rui Macedo,em um bat...
-
Uma mulher foi morta a facadas no início da manhã desta terça-feira (26), no Mercado Velho, em Jacobina. De acordo com informaçõ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário